Roland Garros: Rocha, Faria e Francisca Jorge numa aventura em Paris | Flashscore.pt (2024)

O ténis nacional estará representado por Henrique Rocha, Jaime Faria e Francisca Jorge no qualifying de Roland Garros, aos quais se juntarão Nuno Borges e Francisco Cabral, respetivamente no quadro principal de singulares e de pares, em Paris.

Serão cinco os tenistas portugueses a disputar o segundo major da temporada. Aos mais experientes Borges, número 53 do mundo, e ao amigo Cabral, 58.º colocado no ranking de pares, vão juntar-se os estreantes na terra batida parisiense Rocha, Faria e, na fase de qualificação feminina, Francisca Jorge, a melhor tenista nacional, ao figurar na 203.ª posição na hierarquia WTA.

Roland Garros não será uma completa novidade para o jovem portuense (206.º ATP), que já jogou o quadro principal do torneio do Grand Slam de juniores, em 2022, tanto em singulares, como em pares. Este ano regressa, mas para discutir a fase de qualificação do principal torneio francês, que decorre a partir de segunda-feira.

“Sinto-me muito bem e motivado. Os últimos resultados não têm sido os melhores, mas sinto que tenho melhorado ao longo das semanas e tenho vindo a jogar cada vez melhor” afirmou Henrique Rocha, em declarações à Lusa, confessando estar “um bocadinho nervoso pela estreia em seniores, o que é normal, apesar de ter jogado em Paris em juniores e de conhecer os cantos à casa”.

Depois da estreia no quadro principal do ATP 250 Estoril Open, em abril de 2023, passando pela fase de qualificação, e da entrada no top 300 mundial em outubro do mesmo ano, o tenista do Centro de Alto Rendimento (CAR) da Federação Portuguesa de Ténis (FPT) conquistou o primeiro título challenger em Múrcia e alcançou o 197.º posto, no último mês de abril.

Desde então, as exibições têm sido mais discretas, mas Rocha, que tem pedido alguns conselhos a Nuno Borges e aos treinadores Rui Machado, Pedro Sousa e Neuza Silva, todos eles com experiência no major, está confiante de que “vai correr bem” a aventura em Paris.

“Estamos a fazer uma boa preparação em terra batida, semana após semana. Não é no qualifying que sonho estar e espero um dia chegar ao quadro principal. Claro que o meu objetivo já será esse, mas acho que ainda falta muito caminho a percorrer”, defendeu o portuense, residente no CAR.

Tal como o habitual parceiro de pares, com quem venceu esta época um título challenger na variante, em Ostrava (República Checa), Jaime Faria também tem vaga assegurada na fase de qualificação de Roland Garros, onde fará a estreia absoluta em torneios do Grand Slam, após o contributo da inédita meia-final de um challenger, há um mês, no Oeiras Open 3.

Roland Garros: Rocha, Faria e Francisca Jorge numa aventura em Paris | Flashscore.pt (1)

O lisboeta, de 20 anos, começou a temporada na 411.ª posição do ranking ATP, ganhou quatro títulos ITF consecutivos este ano no Algarve e estreou-se em quadros principais do ATP Tour no Estoril Open, antes de repetir esta semana as meias-finais no Jamor, onde lutará hoje pelo título do Oeiras Open 4.

“Tenho de ganhar jogos para ir a Wimbledon. Não sei se garanti com a vitória nos quartos de final, mas perdendo esse encontro tinha de ir à calculadora e facilitou-me um bocadinho a vitória. Dá-me mais conforto saber que estou muito perto, mas eu quero sempre mais e aproveitar estas oportunidades, chegando mais vezes a estas fases adiantadas dos torneios. Há que procurar fazer melhor, ser ambicioso e as minhas oportunidades vão chegar”, comentou Faria (233.º ATP) à Lusa, já depois de confirmada a sua presença em Roland Garros.

Antes da relva londrina, o desafio mais imediato de Faria será no pó de tijolo francês e motivação é a palavra de ordem, embora garanta estar “completamente focado” na final deste sábado do challenger português.

“Estou a apostar as fichas todas no encontro de hoje (sábado) e, para ser sincero, ainda não pensei muito no qualifying de Roland Garros. Mas é muito gratificante, porque é o meu primeiro torneio do Grand Slam, estou ansioso e muito entusiasmado. Ganhar encontros dá confiança, não sei se as condições são parecidas ou não, mas sinto-me a jogar bem e preparado, só ainda não fiz a mala”, afirmou.

Assim como os colegas do CAR Henrique Rocha e Jaime Faria, a vimaranense Francisca Jorge garantiu o acesso à fase de qualificação do torneio francês, depois de fazer a estreia no Grand Slam no Open da Austrália.

“Estou ansiosa, mas ao mesmo tempo motivada, porque não é a minha primeira vez num torneio do Grand Slam e já não é aquele entusiasmo todo de jogar um torneio diferente e maior. Não deixa de ser um major, mas acho que estou mais mentalizada e em contagem decrescente para chegar lá. Acho que vou gostar”, confidenciou à Lusa, garantindo estar “mais tranquila” com a estreia em Paris.

Naquele que é o seu “torneio preferido do Grand Slam e o que mais desejava jogar”, a minhota, que se sagrou recentemente campeã de pares do Oeiras Ladies Open, ao lado da irmã Matilde Jorge, ambiciona voos mais altos e na presença dos pais, que faz questão de levar como fazem os “jogadores de topo”, numa aventura que considera “extra especial”.

“Gostava de passar as três rondas e atingir o quadro principal, mas é dar o máximo, jogar bom ténis, procurar o melhor nível e os resultados vão aparecer. Tenho vindo a jogar bem em terra batida, por isso é uma questão de me aplicar no trabalho e confiar no processo, porque sinto que estou a jogar bem e consigo bater-me com qualquer jogadora. É jogar com ambição e sem receio”, acrescentou a minhota, de 24 anos.

Roland Garros: Rocha, Faria e Francisca Jorge numa aventura em Paris | Flashscore.pt (2024)

References

Top Articles
Subscription Tiers | Tinder
Is Tinder echt gratis? Wat zijn de kosten van een abonnement?
Brady Hughes Justified
Coindraw App
Big Spring Skip The Games
Georgia Vehicle Registration Fees Calculator
Chalupp's Pizza Taos Menu
Hawkeye 2021 123Movies
5 Bijwerkingen van zwemmen in een zwembad met te veel chloor - Bereik uw gezondheidsdoelen met praktische hulpmiddelen voor eten en fitness, deskundige bronnen en een betrokken gemeenschap.
Ribbit Woodbine
Big Y Digital Coupon App
Giovanna Ewbank Nua
Urban Dictionary Fov
ExploreLearning on LinkedIn: This month's featured product is our ExploreLearning Gizmos Pen Pack, the…
A rough Sunday for some of the NFL's best teams in 2023 led to the three biggest upsets: Analysis - NFL
Hoe kom ik bij mijn medische gegevens van de huisarts? - HKN Huisartsen
Bfg Straap Dead Photo Graphic
Costco Gas Foster City
The Largest Banks - ​​How to Transfer Money With Only Card Number and CVV (2024)
Farmer's Almanac 2 Month Free Forecast
Craigslist Southern Oregon Coast
Satisfactory: How to Make Efficient Factories (Tips, Tricks, & Strategies)
Boscov's Bus Trips
Jc Green Obits
Craigslist Pennsylvania Poconos
Spiritual Meaning Of Snake Tattoo: Healing And Rebirth!
Lacey Costco Gas Price
Log in to your MyChart account
Toonkor211
Ringcentral Background
Star News Mugshots
Ultra Clear Epoxy Instructions
A Man Called Otto Showtimes Near Carolina Mall Cinema
Best Weapons For Psyker Darktide
Dr. John Mathews Jr., MD – Fairfax, VA | Internal Medicine on Doximity
Puffco Peak 3 Red Flashes
Enjoy4Fun Uno
Wsbtv Fish And Game Report
Ise-Vm-K9 Eol
8 Ball Pool Unblocked Cool Math Games
Anhedönia Last Name Origin
Rocky Bfb Asset
Powerspec G512
Royals Yankees Score
Conan Exiles Tiger Cub Best Food
Access to Delta Websites for Retirees
Madden 23 Can't Hire Offensive Coordinator
Lux Funeral New Braunfels
Superecchll
Secondary Math 2 Module 3 Answers
Craigslist Charlestown Indiana
Craigslist Farm And Garden Missoula
Latest Posts
Article information

Author: Arielle Torp

Last Updated:

Views: 6547

Rating: 4 / 5 (61 voted)

Reviews: 84% of readers found this page helpful

Author information

Name: Arielle Torp

Birthday: 1997-09-20

Address: 87313 Erdman Vista, North Dustinborough, WA 37563

Phone: +97216742823598

Job: Central Technology Officer

Hobby: Taekwondo, Macrame, Foreign language learning, Kite flying, Cooking, Skiing, Computer programming

Introduction: My name is Arielle Torp, I am a comfortable, kind, zealous, lovely, jolly, colorful, adventurous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.